quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Curso de leitura

Hoje bem de manhazinha as 11 horas, ainda no meio do sono matinal liga uma senhora no meu celular que poderia ser muito simpatica se eu entendesse metade do que ela dizia. Com um sotaque carregadissimo de portunhol, ligou oferecendo um curso de leitura até onde pude deduzir, fiquei alguns instantes em silencio para processar os dados, afinal de manha sem cafeina nao há cerebro que funcione! é claro que no processo de assimilaçao pensei comigo mesmo: "era curso de leitura pra que mesmo? espanhol? entao era curso de idioma? nao... se nao, nao iria dizer curso de leitura, será que é pra ler de forma correta?!" Mas enfim... tive que dar aquela famigerada frase: Hã?! nao entendi! é curso do que mesmo?! Dai a tiazinha deslanchou no portunhol que me perdi de vez! Pedi desculpas e disse nao estar interessado! agora escrevendo esse post fiquei pensando como será que é esse curso de leitura! que tipo de tecnicas eles oferecem? será que ensinam a fazer leitura psicometrica onde basta tocar no livro e vc jah sabe o conteudo?! ou será que voce aprende a fazer leitura das maos? pelo sotaque será que a tiazinha era cigana??!!! Mas provavelmente era algum curso de leitura dinamica mesmo (que pena! adoraria ser um psychic), onde vc aprende a ler mais rapido! Mas e dai?!! Posso ser tapado, mas eu adoro ler, para mim leitura de um bom livro é como degustar um bom vinho! pra que eu vou querer aprender a ler mais rapido?! só pra quando eu comprar os gibis da turma da monica minha diversao acabar antes?! Leitura para muitos é passatempo, ou seja, para passar o tempo, ocupar-se com alguma atividade relaxante, de forma bem bahiana! entao qual o significado de fazer esse curso?! Nao sei para quem le esse post, mas para mim, quando uma pessoa começa a falar rapido e sem parar como a Tiazinha que me ligou hoje cedo, meu cerebro nao consegue mais acompanhar o monologo, pois ele precisa de tempo para assimilar as informacoes. E quando eu tento ler alguma coisa rapidamente ocorre a mesma coisa, pois existe um limite de dados por minuto que o HD de um cerebro normal consegue salvar de forma segura, quando passa desse limite vira poluiçao visual e sonora! Entao resumindo, a divergencia de paradigmas refente ao processo intelectual de absorçao de conhecimento atraves do sistema optico baseado na assimilaçao simbologica de inscriçoes tingidas em folhas de origem botanicamente vasculares leva a questao da inversão dos argumentos apresentados para o onus da sucumbencia por parte do locutor de toda a barafunda salientada ate o presente momento sem relaçao direta com o topico abordado ate o oportuno instante onde eu posso dizer: "Nao entendeu nada e vai ter que ler de novo??? Entao vamos fazer esse cursinho de leitura que eu tambem to precisando!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário